Thaïs | Teatro Nacional de S. Carlos (críticas dos leitores)

Tal como aconteceu com a estreia da ópera portuguesa Banskers, o P.Z. encontra-se em dilema acerca de assistir à Thaïs em versão de concerto do Teatro de S. Carlos. Dessa vez, os leitores mostraram, por meio da votação, que o espectáculo até foi bom. De novo, o elenco não parece prometedor e tão-pouco a "versão de concerto" é uma perspectiva atractiva.

O primeiro contacto do P.Z. com a Thaïs de Massenet foi há dois anos, depois da recomendação do Dissoluto Punito. Adquiriu-se o DVD; a cenografia da Metropolitan Opera era grandiosa, tal como pede o estilo de Massenet; a música parecia "explorar os limites da lírica", escrevia alguém, mas o segredo, em Thaïs, é pensar na sonoridade e apreciar momentos de grande sensibilidade da orquestração exótica, como a entrada da protagonista, ou os números de sensação: a ária do espelho ("Dis-moi que je suis belle") e a "Meditação". Só depois de ler essa recomendação voltou o P.Z. a ouvir a ópera e começou a compreendê-la melhor.

Porém, tal como foi discutido no blog do Dissoluto, nada na Thaïsnem a músicase assemelharia ao nível da Metropolitan Opera se estivesse em más mãos: eis o medo do P.Z. A versão de concerto da Cavalleria Rusticana, em S. Carlos, foi a pior experiência operática do P.Z. Tratando-se essa de uma ópera bem mais acessível, quais são os riscos desta Thaïs?! Por favor, destemidos leitores, votem e comentem rápido!!

★★★★★ - um espectáculo muito bom e estimulante, perfeitamente disfrutável. 
★★★★☆ - bom espectáculo, mas com algumas falhas desagradáveis. 
★★★☆☆ - minimamente interessante mas de qualidade bastante duvidosa. 
★★☆☆☆ - espectáculo que não chega a ser interessante, talvez desagradável. 
★☆☆☆☆ - mau espectáculo; perda de tempo não recomendável. 
Pede-se a quem votar nas sondagens no fim das críticas que tenha em conta estes critérios, evitando que a opiniões semelhantes correspondam votações diferentes.

Assistiu a "Thaïs"? O que achou?
  
 
 
 
 
  
pollcode.com free polls 

4 comentários:

  1. As opiniões dos outros, são apenas o que são. De pouco ou nada valem.
    Pegue, compre um bilhete de ultima hora que por sinal não custa nenhuma fortuna, e vá a opera.
    Certamente não será igual a versão do MET, mas que mal tem isso? Para se saber o que é boa ou má musica tem que se ouvir ambas e muito, e mesmo assim não deixa de ser tudo muito relativo. São as, uma ou duas estrelas do ouvinte frustrado ou as cinco estrelas do real apreciador (sem complexos!) que lhe vão formar opinião? Vá e forme a sua...é simples!
    Tem assim tanto a perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo à última pergunta: provavelmente começaria a perder o meu interesse pela ópera ao vivo. Sim.

      Excluir
    2. Acabou de passar um atestado de estupidez a si próprio, com a sua resposta. Bravo!
      Seja como for o publico de ópera e da música clássica em geral não precisam elementos como o Sr.
      Acredite, não deixará saudades!

      Excluir
    3. Deixe-se disso, que eu sei bem que você teria imensas saudades de poder ser mal educado sem assinar por baixo e ainda ter quem lhe responda!

      Excluir