Nova Temporada de Música da Fundação Calouste Gulbenkian | 2011/2012

A temporada de música "11/12" da F. C. Gulbenkian foi há pouco dada a conhecer ao público. Quem entrar a partir de hoje na Gulbenkian, pode ver o novo look da "Gulbenkian Música":


A seguir à apresentação do programa, seguiu-se um "momento musical", em que se tocou metricamente um quarteto de Puccini com música da Manon Lescaut, e em que Maria Luísa de Freitas se lançou (em jeito de quem se lança de um precipício) a canções de Luciano Berio.

Numa análise muito superficial do programa, parece que se mantém o standard de qualidade do ano passado, eliminando espectáculos de menor interesse. A qualidade previsível que se pode esperar dos espectáculos varia entre o "atractivo/interessante" e o "muito atractivo/muito interessante". Mas nem um Mahler?!...

A Gulbenkian adianta-se um ano nas comemorações do bicentenário do nascimento de Richard Wagner, com o ciclo "Wagner +". Virão transcrições de Liszt das obras do seu genro, virá o Tannhäuser dirigido por Bertrand de Billy; virão cenas de Tristão e Isolda, e o primeiro e terceiro actos de Siegfried, com a Orquestra Gulbenkian, entre outras peças. E destaque-se a conclusão do ciclo no Anel do Nibelungo, Live in HD From The Metropolitan Opera House, NY (trailer abaixo)..


Há um festival de Jazz em Agosto, deliciosamente quebrado por um recital de Karita Mattila a 17 de Setembro, em que se cantarão canções de Berg, Brahms, Débussy e Strauss.
Mantém-se um ciclo de piano do género dos anteriores, em que participarão Sokolov, Kissin, Maria João Pires, Arcadi Volodos e Radu Lupu, entre outros.
Gustavo Dudamel voltará, desta vez com orquestra sueca. Também Esa-Pekka Salonen voltará (trazendo consigo John Tomlinson) para a sinfonietta de Janacék e a ópera O Castelo do Barba Azul, de Bartók, com narração em português (wtf?!).
Há também um programa interessante com repertório barroco, contando com René Jacobs e Barbara Hannigan -- mas eu, na minha ignorância musical, não tenho paciência para isso, nem para as óperas de Mozart que se passarão.

Entretanto, o programa já está online aqui. O resumo da temporada encontra-se a partir da página 158. Parece uma temporada bastante interessante, mas não "tanto" como dizia por aqui alguém no outro dia.

4 comentários:

  1. Caro Plácido,
    É uma temporada muito boa, sobretudo tendo em mente a situação deplorável do país. Se não fosse a Gulbenkian já tinhamos morrido culturalmente há muito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post. A temporada promete!
    As gloriosas comemorações do bicentenário do nascimento de Richard Wagner tinham de marcar presença. O ciclo "Wagner +" parece muitíssimo sugestivo...

    Cumprimentos!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive tempo de me debruçar sobre o assunto, mas já vi que há algumas coisas interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Hein? A Maria Luísa de Freitas a cantar na apresentação da temporada Gulbenkian?!?! Ainda por cima Berio? Essa vai ficar para a historia!!!

    Será que ninguém se apercebe que aquela criatura é uma fraude??? Haja paciência!

    ResponderExcluir