Exposição: "Expo/ TNSC: A prospectus archive", de Paulo Catrica

Resultante de uma parceria entre a Fundação EDP e o TNSC, foi inaugurada anteontem, no Museu da Electricidade, a segunda parte de um ciclo expositivo acerca do TNSC. Tendo já ido à primeira parte, o Plácido Zacarias não resistiu a voltar ao ataque.


Desta vez, no mesmo espaço, foram expostas 21 fotografias, incluindo o auditório visto do centro do palco, a "sala das costureiras, o camarim do maestro, velhas oficinas e carpintarias", etc. (Fonte.) Há um objectivo muito mais claro do que as sábias reflexões de autor-umbigo do texto que acompanhava a primeira exposição. A ideia é que o Teatro Nacional de São Carlos é um espaço antigo, repleto de pormenores associados a histórias incontáveis. Tenta-se, então, fazer um levantamento fotográfico desse "teatro que existe dentro do teatro" [wtf?]. Ideia interessantíssima, não fosse o número de fotografias ser um recorde para um teatro inteiro... Entre as 21 fotografias, havia algumas muito interessantes -- e que decerto teriam muito para contar!

Eu estive aqui uma vez, em visita guiada, e não cheguei a perceber o que isto era.
Quem estiver com muita vontade de ir aos pastéis, aproveite e passe pelo Museu da Electricidade. A exposição está patente até 22 de Maio e a entrada é gratuita. Além disso, pode sempre aproveitar para visitar as outras exposições.

Principal imagem publicitária.

2 comentários:

  1. Mas afinal vale a pena ver ou é pura perda de tempo?

    ResponderExcluir
  2. Depende da sua predisposição.
    Sinceramente, acho que ir lá só para ver não justifica. Mas se tiver qualquer coisa que queira fazer por lá, tome esta por complementar. :-)
    Claro que, se gostar muito de fotografia, a coisa é diferente...

    ResponderExcluir