Giuseppe VERDI: 1813-1901-2013


É dia de homenagear o grande maestro, que comemoraria hoje 200 anos. Sugestão do Valkirio: “Pace, pace” da Força do Destino, interpretada por Elisabete Matos. Sugestões do P.Z.: "O tu che in seno gli angeli", da mesma ópera, por José Carreras, D’amor sull’ali rosee”, por Leontyne Price, e “Ah si, ben mio... Di quella pira!” por Franco Corelli, do Trovador.






Escrevendo neste blog, várias horas foram passadas contemplando e reflectindo sobre a obra de Verdi. Nenhuma delas foi mal passada, porque quanto mais o P.Z. mergulha na ópera do mestre italiano, mais encantadores se tornam os seus detalhes e, muitas vezes, as suas árias. O esquema conceptual de Verdi não será de tanta profundidade como o do seu “complementar” germânico (também já celebrado aqui), mas é na sua subjectividade e inspiração que o podemos redescobrir sempre, com as alterações do humor e filosofia do espectador.

O P.Z. não tem a certeza de qual foi a primeira ópera que viu, mas algumas das primeiras foram o Nabucco, a Traviata e o Rigoletto. A última ainda é uma referência principal no seu mapa musical porque—apesar de o P.Z. ter dormido entre o acto II e “La donna è mobile”—houve qualquer coisa que ficou a sedimentar-se nas suas ideias e fez com que comprasse uma gravação do Rigoletto. O P.Z. ouviu essa gravação tantas vezes que ainda hoje conhece a ópera quase de cor.

Em setembro, o P.Z. visitou o teatro alla Scala pela primeira vez. Foi impressionante estar naquela sala (agora reconstituída) onde se passaram tantas noites lendárias com a música de Verdi (e de tantos outros grandes). Em Dezembro, o P.Z. peregrinará a New York para ver o Falstaff. Que será que se avizinha?

Celebre o bicentenário do nascimento de Verdi partilhando nos comentários alguma história que o tenha marcado graças à música do mestre!

Um comentário:

  1. O "va, pensiero", cantado juntamente por coro e público, a 15 de Março de 2011, na Ópera de Roma, "dirigido" pelo Maestro Riccardo Muti (ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JYcMRUu9lIw&feature=related).

    ResponderExcluir