Quiz: Excertos de música 05 (Resolvido)



Largos meses passados desde o último quiz proposto pelo P.Z. e mais de um mês sem actividade no blog, eis um novo desafio aos leitores. Pistas: o excerto apresentado provém da única ópera de um ilustre compositor francês, constituindo um bom exemplo da essência da formidável obra; a estrutura desta ópera, em si, é revolucionária, aproximando-se de uma sequência cinematográfica nunca de tal modo posta em música até à altura da sua estreia.
______________
Resposta: Tal como indicaram o Paulo e o Anónimo, a ópera de onde este excerto foi retirado é Pélleas et Melisande, de Debussy. Dificilmente se poderá compreender a música de Pélleas sem ser através de um prisma de multiplicidade: cada momento é percepcionado de forma diferente pelas diversas personagens, constituindo a música uma sequência de expressões dos sentimentos e dos sofrimentos humanos. Para se entrar no ambiente desta ópera, é necessário ouvi-la desde o princípio, já que a sua sonoridade é, no mínimo, invulgar. Outro aspecto que torna Pélleas et Mélisande tão interessante é a sua ambiguidade, que desafia o espectador a reflectir sobre cada cena e cada um dos cinco actos dessa ópera.
"GOLAUD:
Et je voudrais savoir…
Je voudrais te demander…
Tu ne m'en voudras pas?
Il faut dire la vérité à quelqu'un qui va mourir…
Il faut qu'il sache la vérité,
Sans cela il ne pourrait pas dormir…"
O P.Z. recomenda uma produção visível no YouTube:


5 comentários:

  1. Acto 5 cena 1ª Goulaud, Pelleas et Melisande - Debussy.

    ResponderExcluir
  2. Sou péssimo nestes Quiz. Nunca consigo identificar as obras. É mais uma vez o caso!

    ResponderExcluir
  3. Desta vez não me penitencio por não ter identificado, dado tratar-se ee uma ópera que só vi uma vez, há muito, e que está (ainda) longe das minhas preferências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fanático_Um,
      Esta é uma ópera que dificilmente se poderá apreciar logo "à primeira". Não penso que se possa chegar a compreendê-la totalmente - o que a torna muito estimulante!

      Excluir