Concerto de Ano Novo "Boas Entradas com o São Carlos", no Teatro Nacional de São Carlos (Crítica)

2012 chegou; o Teatro Nacional de São Carlos brindou o público com um concerto de ano novo protagonizado por Elisabete Matos, suscitando abundantes aplausos. O programa incluiu grande repertório, passando por Verdi e Puccini, pela opereta vienense, e por imensa música espanhola -- talvez demasiada, tendo em conta que estamos a celebrar o ano novo em Portugal e não se tocou música portuguesa.

Por Força do Destino, o espectáculo começou mal. Ocorrem-me vários adjectivos desagradáveis para descrever a direcção musical de Miquel Ortega, maestro espanhol que estragou a delicadeza do intermezzo de Manon Lescaut e deixou o coro gritar, sobrepondo-se à soprano solista. Foi curioso notar uma ironia ao ouvir o coro português cantar "minha pátria, tão bela e perdida", sob a direcção musical também algo perdida de um maestro espanhol que arruinava o coral "va pensiero" do Nabucco.


Posto de lado esse defeito, quem realmente desejou as boas entradas foi a soprano portuguesa Elisabete Matos, já vista nesta temporada no D. Carlos. Tal como o leitor pode aduzir da audição deste excerto do último festival de ópera de Óbidos, a soprano Elisabete Matos é uma Turandot de arrepiar. Foi tão aplaudida pela ária "In questa reggia", que por momentos pensei que a sala viria abaixo. La Matos não falhou em arrepiar-me com a sua voz doce, mas maleável, em papéis tão diferentes como Turandot, Macbeth ou Giuditta. 
O repertório espanhol que interpretou não é meu conhecido, pelo que não soube apreciar inteiramente o que ouvi; todavia, é certo é que o aplauso foi bem voluntário e forte! A célebre ária "meine lippen sie küssen so heiss" -- supostamente a última -- não me pareceu muito apaixonada nem transbordou de emoção como se quer, mas o encore de "La Périchole" de Offenbach foi brilhante e, a par de outra canção espanhola, encerrou bem o concerto.

A grande quantidade de anúncios afixados no Metro colmatou o atraso do anúncio deste espectáculo.

A iniciativa deste concerto de ano novo foi excelente e espero que se venha a repetir. É bom começar o ano com um concerto desta qualidade, com a sala do São Carlos cheia. O leitor mais atento (ou céptico) perguntar-se-á porque avalio este espectáculo com quatro estrelas, face à tão pobre direcção musical. A resposta é simples: Elisabete Matos esteve a cinco estrelas em considerável parte do concerto.

que nota daria o(a) leitor(a)?
  
pollcode.com free polls 
O Plácido Zacarias deseja aos leitores do Ópera & Música Clássica um excelente ano.

4 comentários:

  1. Obrigado Plácido, por esta nota sobre o concerto.
    Só hoje de manhã soube que teria possibilidade de ir. Sabia que estava esgotado mas, mesmo assin, às 17h00 já estava na bilheteira na esperança de um bilhete de desistência. Mas esperei mais de uma hora em vão (eramos muitos) e, infelizmente, não pude assistir. Mas folgo em saber que foi um bom início de 2012 no TNSC.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que sei, quer o maestro quer a nossa soprano actuaram sem receber honorários, o que é de um altruísmo assinalável. Não justifica, naturalmente, alguma situação menos boa que possa ter ocorrido. Eu adorei, foi de facto um concerto memorável. Que melhor forma de começar 2012?!

    ResponderExcluir
  3. O unico momento em que o coro chega aos três FFF(forte)é quando acompanha o soprano na ária "Edgar" de Pucini e é assim que está escrito. Já na "Manon" o coro nem sequer intervem. Claro que, se fosse o coro do Scalla com as suas cento e tal vozes,teria outro volume,ou gritaria como lhe chama. Já o maestro foi escolhido pela soprano,exatamente pela sua competência. Mas lá diz o outro "são opiniães"

    ResponderExcluir
  4. Sr Plácido Zacarias,

    Descobri este blog enquanto procurava o programa, na íntegra, deste evento. Descobri, portanto, um sítio a que voltarei, certamente, para tomar conhecimento acerca de concertos e pormenores acerca da erudita aqui em Lisboa. Obrigado.

    Permanece, todavia, a dúvida... Alguém capaz de me elucidar em relação a todas as peças interpretadas (incluindo todos os interlúdios entre cada ária das óperas)?

    Muitíssimo obrigado

    ResponderExcluir