Comunicado do TNSC - Breves comentários

Enviado por e-mail newsletter.
Breves observações:
  • É natural que estas contenções tenham de existir. No entanto, dada a reduzida qualidade dos espectáculos produzidos nas últimas temporadas, tenho as minhas dúvidas de que -- considerando que a última gestão do teatro não foi danosa -- o São Carlos seja culpado da crise económica que Portugal sofre.
  • Espero que a Butterfly não acabe por ser cancelada.
  • É pena que o Don Pasquale seja cancelado, porque parecia interessante e eu eu tencionava ir.
  • Acho muito bem que Turandot / Francesca da Rimìni sejam canceladas, porque tenho quase a certeza de que seriam récitas de pouquíssima afluência, quer seja pelo remoto repertório, quer seja pelo elenco nada apelativo.
  • La Rondine: embora ache que, para estrear uma ópera de Puccini no único teatro de ópera nacional, se devesse chamar um elenco especial (Gheorghiu &c.) e aguardar tempos economicamente mais favoráveis, aceitarei a ideia de mais uma ópera de elenco nacional(Dora Rodrigues, Carla Caramujo, Mário João Alves, Bruno Almeida e Luís Rodrigues), porque por ser exclusivamente português, o elenco é especial. Da última vez, não correu mal! Edit 09/01/2012: a informação rasurada acerca do elenco foi observada em http://www.saocarlos.pt/gca/?id=1263, no dia 07/01/2012, e alterada entretanto para "elenco a anunciar".  Edit 22/04/2012: entretanto, o elenco foi anunciado em http://www.saocarlos.pt/gca/?id=1263.
  • Na temporada sinfónica, acho que deveriam manter apenas os concertos com Sequeira Costa, António Rosado e Artur Pizarro. Para temporada sinfónica, a Gulbenkian bate o São Carlos "hands down"; para sustentar concertos sinfónicos que geram prejuízo, não vale o argumento de que o São Carlos é o único teatro de ópera nacional.
  • A boa reacção ao Concerto de Ano Novo apenas comprova que o público gosta de bons espectáculos. (E que Elisabete Matos é uma excelente artista.)
Leitores, não se inibam de deixar comentários.

7 comentários:

  1. Confesso que não percebo o seu primeiro parágrafo! Claro que o São Carlos não tem nenhuma culpa da situação económica do país. O que se passa no nosso único teatro de ópera nada tem a ver com problemas de gestão artistica. O estado, sobre a forma da tutela (actualmente a SEC) tem obrigação dentro das suas possibilidades de apoiar estas instituições independentemente da qualidade dos seus directores....sendo da sua responsabilidade os substituir quando estes se provem ineficazes ou incompetentes.

    Não vale sequer a pena falar nos cortes na cultura. É normal que se se corta nos hospitais e nas escolas um teatro nunca poderia ficar de fora, o problema é que a cultura há muitos anos, tem diferenças orçamentais extremamente dispares e mais reduzidas das restantes instituições do estado. E quando se corta em algo que já tem pouco o que fica, é nada!

    No entanto se calhar há males que vêm por bem. Está na altura do publico Português (no qual eu me incluo) deixar de ser snob, e elitista e começar a olhar para as coisas de uma forma realista. A cultura por muito que sofra com tudo isto não pode ser algo que vive numa realidade paralela a sociedade. Não há dinheiro para dar de comer e vacinas a quem precisa muito menos para palhaços, especialmente palhaços de luxo (A Gheorgiu !?!). Caro Placido, não podia discordar mais consigo quando diz que se deve esperar por este ou por aquele para estrear uma determinada peça. A arte lírica é bem mais do que a snobeira (ainda que apreciável!) do grandes teatros e das grandes estrelas, em que ao contrário do que se julga, a qualidade nem sempre é estratosférica, muito pelo contrário.

    A todos aqueles que em vez de apoiarem a cultura e os artistas em Portugal, a fim de tentar cultivar uma tradição lírica nacional perdem o seu tempo em criticas fantasistas e sugestões destoadas da realidade, deixo aqui o meu conselho fazendo minhas as palavras do Sr. Primeiro ministro sua Exa. o Dr. Pedro Passos Coelho. Peguem na trouxa e no vosso dinheirinho e "Emigrem"! Já que lá fora é tudo muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Anónimo,
    No primeiro parágrafo, expõem-se duas possibilidades alternativas. Tal como constatou, a primeira não é verdadeira, mas é plausível; resta a segunda hipótese. De uma forma indirecta, assim expresso a minha opinião. Não merece segunda explicação.
    Eu é que não percebo o que querem dizer as tão recorrentes palavras "snob e elitista", porque, da maneira que são empregadas, só me parecem palavras de snob.
    Detecto uma inconsistente crítica a mim próprio no seu comentário, e recomendo que volte a ler o parágrafo em que referi Gheorghiu e os que a ele se seguem.
    Acredite que dificilmente encontrará alguém neste País que admire, louve e preze tanto a sua Pátria como eu. Aplique as suas últimas palavras a quem lhas apraza, mas deixe-me fora dessa "palhaçada".

    ResponderExcluir
  3. Caro Placido,

    Quanto ao primeiro parágrafo, continuo sem perceber, mas devo ser eu que sou um bocado lento por isso, não vale a pena bater mais no ceguinho! Alem de que não interessa nada.

    Meu amigo, isto já diz o povo. Quem anda a chuva molha-se. Tem um blogue aberto ao público, arrisca-se a que cada um escreva o que lhe apetece. Só cabe a si publicar ou não.
    Não tome estes comentários como um ataque a si ou ao seu blogue, que não é. É um comentário geral ao que muito se escreve por aí. O artigo que publicou só estava a jeito mais nada!
    Para terminar, eu por acaso disse que não sou elitista ou snob? Acredite que tenho o quê de...bastante até. Mas tenho aprendido com a vida a abrir novos horizontes e maneiras de ver as coisas, a reconhecer os meus defeitos e tornar-me,ou pelo menos tentar ser uma pessoa melhor.

    Divirta-se e não se aborreça muito que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Chegou a reler os pontos 5, 6 e 7? Não deixe de o fazer.

    ResponderExcluir
  5. O senhor Plácido das duas uma, ou tem más informações ou tem artes de adivinho. Pelo que li no comunicado e tendo em conta o site oficial do São Carlos não há ainda cast oficial para La Rondine, por isso confirme as suas "fontes internas" antes de especular nomes!

    ResponderExcluir
  6. p.s. - e olhe...também há temporada lírica no Salão Nobre!

    ResponderExcluir
  7. Caro Plácido: acabo de saber que, de facto, durante o dia de sábado ouve uma publicação no site oficial do TNSC respeitante ao cast da La Rondine mas que a mesma foi retirada posteriormente. Tendo em conta que, provavelmente, essa foi a origem da informação que dá no seu post original, apresento por este meio as minhas sinceras desculpas no sentido em que, tal como eu, o senhor também terá sido ludibriado.

    ResponderExcluir