Piano: Beethoven & Chopin @ Gulbenkian 7.12.010

Quem tocou hoje no one-man show de piano foi Alexei Volodin. Na primeira parte, tocou sonatas para piano, e, na segunda, os 24 prelúdios de Chopin. O pianista esteve à altura da obra nas duas partes. Deixou-me curioso acerca do seu repertório, visto que me deixou a impressão de que estava ligeiramente à frente de Beethoven, e tinha algumas nuances de música mais moderna em Chopin. Segundo esta fonte oficial, que me parece incompleta, nada disso se confirma necessariamente.

Volodin tal como pisou hoje o palco da FCG.

O que é certo é que Volodin conseguiu chegar ao público pondo-o a aplaudir onde não devia. Como encores, tocou duas peças que eu não reconheci.
As tosses estiveram em auge e, tal como os aplausos fora de tempo, foram ruidosa e frequentemente mandados calar, como se tem (felizmente) visto na Gulbenkian. Estava até comentando com a malta que a Gulbekian poderia ganhar bom dinheiro se conseguisse aproveitar a energia das tosses.

5 comentários:

  1. Caro Plácido,
    Obrigado pela partilha desta experiência que não vi. Vi, em compensação, a estrei da Valquíria no Scala de Milão, que foi transmitida em directo no Mezzo. Talvez escreva algo sobre ela dentro de poucos dias.
    Na resposta ao seu último comentário no nosso blogue não referi algo que lhe gostava de dizer, a propósito da avalaição na escala de fruição que costumo fazer. O Ouro do Reno, para mim, foi 19, mas o Don Carlo do próximo Sábado (que infelizmente não poderei rever, pois estarei fora do País), será um 19 ou 20. A produção é espectacular, já a vi duas vezes ao vivo em Londres (e penso que será a mesma). Prepare-se para disfrutar de um espectáculo verdadeiramente sensacional, nomeadamente no que às vozes masculinas respeita!
    Depois espero ler por aqui as suas impressões.

    ResponderExcluir
  2. Caro FanaticoUm,
    Não fazia ideia que o Mezzo fosse transmitir: se não, teria estado em frente da televisaão. Eu não tenho cabo, e, por isso tenho de agendar cada vez que quero cravar a televisão a alguém. É uma pena que nem gravei... Mas deixe então por aqui uma antevisão; valia mesmo os 2500€ para a plateia?
    Como deve calcular, não vou ver o D. Carlos de cérebro a abanar. Para esse efeito, já tenho aqui no computador, desde a semana passada, o espectáculo exibido em 2008 com o Pappano e o Villazón. (Continuo a achar o Villazón um lamechas.)

    ResponderExcluir
  3. Caro Plácido,
    Vou colocar no meu blog mais tarde (assim que tiver tempo, hoje, apesar de feriado, é um dia de muito trabalho para mim) um comentário sobre a Valquíria do Scala e as datas em que penso que vai ser retransmitida.
    Os cantores (sobretudo as cantoras) foram soberbos, mas a encensação pareceu-me uma treta, apesae de, an televisão, não se conseguir apreciar devidamente.
    Mas 2500 Euros por bilhete?? Isso dá para ver 20 a 30 óperas em teatros de primeira água, em lugares bons! Nunca!! O preço foi de circunstância. O teatro estava todo engalanado, os espectadores também e o presidente da república (Italiana) estava lá. Foi a récita de abertura de honra da temporada, mas não deixou de ter um discurso político interventivo do Baremboim.

    Eu tive a sorte de ver o Dno Carlo ao vivo duas vezes, uma com o Villazon (já estava bastante fragilizado vocalmente, há que ter isso em conta) e outra com o Kaufmann (soberbo!!).
    Mas os Grandes no Sábbado vão ser os dois baixos e o Keenlyside. Devo confessar que nunca morri de amores pelo timpre do Alagna, por isso eu não sei se gostaria, mas já o ouvi cantar um Don Jose (Carmen) muito decente. Quem não suporto é a Poplavskaia que, infelizmente, vi nas 2 récitas do Don Carlo que referi.
    Mas a encenação é do outro mundo! Depois me dirá.

    ResponderExcluir
  4. Caro FanaticoUm,
    Não queria deixar passar ao lado o comentário sobre o Alagna que, a meu ver, não é um cantor tecnicamente perfeito; tem mau gosto - mas tem um timbre que é um espectáculo inteiro ;-)
    Fala em Carmen. Só lhe digo isto: http://www.youtube.com/watch?v=iN_X5CWQI98 -> capacidade dramática. Quer mais drama? http://www.youtube.com/watch?v=hQfutloQD2A (esqueça o Cura, que não interessa a ninguém.)!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Plácido,
    Vi ao vivo esta Carmen com o Alagna e a Garanca (era a ela que me referia acima). Contudo, não gosto do timbre do Alagna, não sei explicar porquê, mas nunca gostei.

    ResponderExcluir