Novidades no YouTube: um cromo e uma pérola

No meu habitual "passeio" pelo YouTube, encontrei uma coisa daquelas que se vê e recorda sempre com alegria nostálgica; e outra que já é da casa.

A primeira é este filme com duas sequências do segundo acto da Bohème de 1996 em S. Carlos, com a Mimì da nossa Elisabete Matos.

Como nunca me canso de ver a Bohème ou qualquer ópera de Puccini, reparei nas legendas que traduzem as expressões em latim que nunca vira traduzidas até à data.

A outra é o nosso cromo -- que ainda há tempos tornou ao palco de S. Carlos -- a falar de Monarquia...


8 comentários:

  1. Oh Placido!!!!!

    Em primeiro lugar a Boheme do São Carlos é de 1996 e não de 1992. Mas isso é apenas uma gralha...

    Agora.... se calhar era bom um bocadinho mais de respeito pelos mais velhos. Chamar cromo ao Maestro Manuel Ivo Cruz é no mínimo desrespeitoso para já não falar em pouca educação.
    Este senhor tem direito as convicções dele, nisso não me meto. Agora chamar cromo a uma pessoa que tanto deu a Musica em portugal (faça uma busca por aí...) e que ainda por cima se encontra num estado de saúde extremamente delicado e debilitante.. haja modos!!

    ResponderExcluir
  2. Tem a certeza que é de 96? No YouTube estava datada de 92. Para saber se corrijo.
    Tem razão no que diz. Mas verá por este blog que chamar cromo a alguém é estar sendo mais carinhoso do que pretender desrespeitar. Se lhe dedico duas referências neste blog, quer dizer que lhe presto atenção. Eu próprio só dei com o filme porque, "dia sim, dia não", tenho queda para monárquico.
    Mas eu não falei em saúde nenhuma!
    Cumprimentos--PZ
    (P.S. Que anónimo é?)

    ResponderExcluir
  3. Penso que essa "Bohème" foi em 1996.

    ResponderExcluir
  4. Bem, o Sao Carlos estava muito bem habituado!

    ResponderExcluir
  5. Há quem diga que já não :-P
    Pelo menos isto parece boa fruta!

    ResponderExcluir
  6. Soube hoje que o Maestro faleceu no dia de Natal. Deixo aqui o meu obrigado pelos serviços que prestou à música em Portugal e os meus sentimentos aos familiares e amigos.

    ResponderExcluir