Exposição “Noites em São Carlos” volta ao ataque!

Rigoletto em S. Carlos, 1986: Fernando Teixeira.


Um ano depois da primeira edição, a série de visitas guiadas ao Teatro Nacional de São Carlos foi repensada e recriada para a celebração do duplo bicentenário, dos 120 anos de Almada Negreiros, do 150º aniversário do barítono Maurício Bensaúde, passando também por um espaço dedicado ao tenor António de Andrade. 

Na sala principal, estarão expostos cenários, adereços e figurinos das produções do Rigoletto de 1975, 1979 e 1986, alguns dos quais são parte das lendárias produções Lisboetas de Gino Bechi (nascido há 100 anos). Segundo o teatro, “relembram-se Alfredo Kraus, Fernando Teixeira, Piero Cappucilli, Renato Bruson, Elvira Ferreira, Ileana Cotrubas, Elisete Bayan, ou Carlos Fonseca.” No salão nobre, “foram montadas cenas de A Valquíria, Parsifal e Siegfried”, revela a mesma fonte.

Maurício Bensaúde foi um cantor português lendário, tendo nos velhos tempos (era anterior ao gramofone) sido apresentado nos principais papéis de barítono, nos grandes palcos europeus e americanos. Segundo o TNSC, Puccini tê-lo-á escolhido para o Marcello da estreia da Bohème em Buenos aires—o que, acrescenta o PZ, foi na altura algo notável: o teatro de Buenos Aires era, nesses tempos, um grande centro cultural como os europeus, onde Puccini foi pessoalmente estrear La Bohème e apurar as circunstâncias misteriosas da morte do seu irmão.

O P.Z. não vai perder esta... contando com um guia decente desta vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário