Quiz: Excertos de música 09 (Resolvido)

Como no último quiz ninguém se atreveu, aqui vai uma fácil. Pista: o filme de uma ária desta mesma produção já foi apresentado neste blog! A música é boa, mas o P.Z. pergunta-se se será melhor a música--ou a interpretação em si.

_____________
Afinal, o Paulo, um anónimo e o Hugo Santos identificaram o Werther de Alfredo Kraus. De facto, este é um grande Werther que esteve vários dias sem sair da cabeça do P.Z., com o seu maravilhoso fraseado e notas agudas perfeitas. Esta gravação (no fim do texto) foi feita em S. Carlos, em 1990. Lisboa terá sido um dos mais privilegiados palcos para ouvir Werther, tanto que cá o cantaram Tito Schipa, Tomás Alcaide, Beniamino Gigli e Kraus.

JE NE SAIS SI JE VEILLE

Não sei se ainda sonho, ou se já estou acordado. Tudo quanto me rodeia tem um ar paradisíaco--a mata parece murmurar sons de harpa e um mundo insuspeito se escancara ante meus olhos! Ó Natureza, cheia de atractivos, Rainha do Tempo e do Espaço, digna-te acolher o mísero mortal que passa e te saúda reverente! Que silêncio estuante de mistério! Que calma cheia de solenidade! Como tudo isto é grato e me atrai! Estas paredes, este recanto sombrio; esta fonte cristalina, a frescura do ambiente, onde não há sebe nem moita onde não brilhe uma flor cheia de viço... Ó Natureza, mãe sempre remoçada, adorável e pulcra, inebria-me com teus aromas! E tu, Sol, afoga-me na tua luz!

Colecção Ópera de Sampayo Ribeiro, nº29.

3 comentários:

  1. Gosto muito do "Werther", embora não seja grande freguês da ária "O Nature". Porém, cantada assim por Alfredo Kraus, é magnífica.

    (Esta é fácil, sim.)

    ResponderExcluir
  2. Massenet, Werther, interpretado por um dos melhores Werthers de sempre: Alfredo Kraus.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alfredo Kraus em "Ô Nature, pleine de grâce" do primeiro acto da ópera "Werther" de Jules Massenet.

    ResponderExcluir