O Pássaro de Fogo (Stravinsky) @ Gulbenkian, 15 de Outubro 2010

A espectativa era elevada. Todos nós temos vindo a descobrir que Joana Carneiro tem sido posta a dirigir Tchaikovsky, Beethoven, e não sei quem mais; mas que o seu verdadeiro repertório é o moderno, incluindo o nosso Stravinsky, compositor do Pássaro de Fogo. E hoje dirigiu-o.

A primeira parte do espectáculo foi com música de Filipe Pires: uma espécie de fantasia moderna sobre Beethoven. Foi bom e permitiu dar sequência entre o repertório do espectáculo. O concerto para piano de Beethoven (no. 4) contou com Jean-Bernard Pommier que apesar de não me ter encantado particularmente, tocou muito bem e levou uma grande ovação. Até se aplaudiu no 1.º movimento!

Joana Carneiro
Depois do intervalo, veio o esperado Pássaro de Fogo -- o momento que se esperava e aspirava. Foi óptimo. Mas achei a parte final ainda mais óptima! Acho que começo a conseguir identificar algumas características comuns desta maestrina, como a sua passagem gradual e rápida de piano para forte.

3 comentários:

  1. Não estive presente mas ainda bem que assim foi. A peça também se presta a isso.
    Cumprimentos musicais.

    ResponderExcluir
  2. Apanharam piolhos no Met!!! http://www.observer.com/2010/culture/more-spin-cycle-lincoln-center-has-bedbugs

    Mais logo lá estamos?

    ResponderExcluir
  3. Sim, logo lá estaremos. Por parte dos Fanáticos, em força, será um pleno, mas o relato principal do que se vai ver caberá, naturalmente, ao wagner_fanatic.

    ResponderExcluir