tag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post3535779550319319543..comments2020-02-04T20:14:09.406+00:00Comments on Ópera & Música Clássica em Lisboa: Estúdio de Ópera em S. Carlos: A Geração de Setenta (Foyer Aberto)Plácido Zacariashttp://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-39749515127214664052011-06-22T23:58:39.170+01:002011-06-22T23:58:39.170+01:00:-P Só as meio-sopranos é que têm passado, como na...:-P Só as meio-sopranos é que têm passado, como na Carmen. Realmente, tenho andado para o lado com as sopranos, já que assim o põe. A questão é que não tenho visto nenhuma que se destaque - é tudo muito banal, ou nem a isso chega.Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-930462279245928082011-06-22T22:59:25.443+01:002011-06-22T22:59:25.443+01:00Isso é que se chama ter azar ao ser criticado pelo...Isso é que se chama ter azar ao ser criticado pelo mesmo motivo... Será alguma perseguição pessoal que o autor do blog tem para com os Sopranos?!<br />Têm sido uns concertos muito didácticos e interessantes, Serão para continuar?<br />Têm havido grandes surpresas!<br />Obrigado pelos posts. São muito interessantesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-91752382501846644632011-06-22T10:13:16.410+01:002011-06-22T10:13:16.410+01:00O próximo é nesta quarta-feira. É provável que não...O próximo é nesta quarta-feira. É provável que não tenha sabido apreciar a soprano; já fui criticado quanto a uma outra, noutro post.Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-41797510556106904112011-06-21T19:00:57.423+01:002011-06-21T19:00:57.423+01:00Encontrei este blog por acaso a partir do Google, ...Encontrei este blog por acaso a partir do Google, e venho saudar o autor pelos bons artigos (li alguns dos últimos e dos primeiros) que escreve sobre um tipo de música que infelizmente parece atrair cada vez menos atenção.<br /><br />Também assisti a este concerto do "Estúdio de Ópera" e em termos gerais partilho da mesma opinião que o autor do artigo, mas no entanto aproveitaria para colocar aqui alguns pontos que não concordo completamente (pela ordem que apresentou no artigo):<br /><br />- Não concordo totalmente com a apreciação da soprano Carmen Matos. Notava-se algum cansaço na voz, pouca projecção vocal, e o timbre para o seco. Mas estes dois últimos factores acredito que tenham sido mais salientados pela "secura" do foyer. Penso que o reportório também não lhe foi favorável, com pouca coloratura, onde a soprano poderia ter brilhado mais.<br />No entanto não a achei "espartilhada" ao papel. De facto até penso que foi a pessoa que mais livre estava da partitura, e penso que fez uma actuação (em termos cénicos) bastante mais interessante que os restantes elementos, como se notou na interpretação do trio em português, onde cativou o público.<br /><br />- O barítono Bruno Pereira teve uma prestação também bastante interessante, uma voz segura, e uma boa capacidade "cénica", como se viu na actuação como Mefistófeles, na ária de Offenbach, e também no trio interpretando o Médico, onde penso que, em conjunto com a soprano, protagonizaram um momento muito interessante. Mas como é normal, mas também dependente dos gostos, o reportório para baixo/barítono tende a ser pouco interessante.<br /><br />- O tenor Bruno Almeida concordo que foi uma boa revelação nesse concerto. Uma voz também muito segura, quem sabe com um bom futuro pela frente. Penso que o reportório que lhe calhou assentou que nem uma luva, mas gostaria de o ver "soltar" mais. Teve sempre com os olhos na partitura, pouco movimento em palco e pouca "empatia" com o público. Não nos esqueçamos que em Ópera não basta (apenas) cantar bem, mas também saber cativar o público (na medida do possível) e realizar uma boa performance (no fundo ópera/música é entretenimento). Aqui penso que o Bruno terá de se aplicar muito.<br /><br />Em termos gerais, penso que foi um bom concerto, e espero ansiosamente pelo próximo..Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-82032669230729135402011-06-19T15:25:39.852+01:002011-06-19T15:25:39.852+01:00Anónimo, quero aqui o seu comentário quando falar ...Anónimo, quero aqui o seu comentário quando falar da próxima temporada.Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-34815074557417791832011-06-19T06:44:50.716+01:002011-06-19T06:44:50.716+01:00Posso dizer ao menos que o Bruno Almeida sempre te...Posso dizer ao menos que o Bruno Almeida sempre teve um timbre que me entusiasmou desde a primeira vez que o ouvi. Espero que surjam oportunidades para pelo menos alguns cantores portugueses poderem desenvolver o seu instrumento e não apenas como a temporada próxima do São Carlos que diz que anda a poupar mas paga a cantores estrangeiros 5, 6 , 8, 10, 12 mil euros à récita e a qualquer português consagrado (de território nacional, não estou a falar da Elisabete Matos, como o Carlos Guilherme, Luís Rodrigues ou Ana Paula Russo) mostra dificuldade em pagar 1000 euros hoje em dia... <br />E atente-se que na temporada principal (as 6 grandes óperas) para o próximo ano quase nenhum português canta. Depois dão aquelas dádivas fabulosas aos compositores portugueses de comporem óperas de 10 minutos!! É mesmo a gozar! Claro que os contemplados dirão, com razão, antes dez que nada!<br />Só um pequeno à parte e para perceberem a disparidade, pagaram a um cantor português para fazer um dos papéis principais na "Salomé" sensivelmente o mesmo que a um austríaco para fazer um papel terciário... Hoje em dia, passados dois anos e uma ministra que até era música ter mudado o director, tudo conseguiu piorar, e claro que despediram o director anterior por uma quantia choruda que passa a centena de milhares de euros (na versão oficial)!!!<br />Parece-me que está tudo dito.<br />Melhoras para o futuro!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-18409789628222252582011-06-17T00:55:31.187+01:002011-06-17T00:55:31.187+01:00Estes espectáculos surgem mais a título de curiosi...Estes espectáculos surgem mais a título de curiosidade do que outra coisa. O próprio ambiente em si nem chega a ser snob... às vezes parece peixaria, mas é interessante. É muito informal, espreite se estiver a passar por lá ou sem nada para fazer, FanaticoUm.Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-79055299748918972362011-06-17T00:23:08.142+01:002011-06-17T00:23:08.142+01:00Obrigado por este relato. Confesso que sou um pouc...Obrigado por este relato. Confesso que sou um pouco renitente a este tipo de espectáculos. Gosto de óperas inteiras e dentro do teatro. Mas, quem sabe, se as críticas me convencerem, talvez começe a ir também, quando me for possível...FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-88433207284241802502011-06-17T00:00:29.846+01:002011-06-17T00:00:29.846+01:00Boas notícias. Há ainda que salientar, tal como es...Boas notícias. Há ainda que salientar, tal como escreveu no comentário da outra vez, que o foyer não é o melhor local de avaliação de uma voz, sobretudo no que diz respeito à projecção. Fico para ver o que vem daí!Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2301122828683794787.post-25944528868643601962011-06-16T20:08:53.497+01:002011-06-16T20:08:53.497+01:00Boas notícias, então. Ontem não pude ir.Boas notícias, então. Ontem não pude ir.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.com