Estúdio de Ópera em S. Carlos: Itália anos 20 (Foyer Aberto)

Fui hoje obter prova presencial acerca do tenor Carlos Cardoso, recentemente aparecido num concurso televisivo chamado "Portugal Tem Talento", e a quem o blog "Valkirio" tem prestado muita atenção.

Este espectáculo de entrada gratuita teve como tema as "canções de salão" típicas dos anos 1920', de compositores italianos. Interpretaram-se obras de Leoncavallo, Mascagani, Tosti, Zandonai, Franco Alfano, Ildebrando Pizzetti, e de Respighi. A selecção musical parece deve-se ao pianista (de vocação essencialmente carrilhonista) João Paulo Santos, que fez uma pesquisa interessantíssima, cujo enquadramento histórico e cultural expôs pessoalmente ao público.


A soprano Ana Franco cantou com emoção, mas por vezes demasiado demasiado alto, e, consequentemente, com alguma estridência. Irina Grelha, outra soprano, parece não ter sequer vocação sequer para cantora. Tiago Matos é um barítono que sabe optimizar a sua voz, e "cumpriu" perfitamente.

Carlos Cardoso em "Portugal Sem Tem Talento".
E o esperado tenor que cantou "Nessun dorma" para "Portugal Tem Talento" e parece ter sido apanhado a defender-se como "TenorVoicePower" no YouTube?? É um verdadeiro tenor; já é um princípio! A sua voz, de timbre agradável mas banal, é projectada de um modo nem sempre regular. Não vejo isto como um dos célebres technical issues, mas antes alguma falta de sentido musical moldável por um bom maestro. O canto de Carlos Cardoso parece ser adaptável a um repertório vasto, pelo que penso que temos aqui um bom tenor secundário, a ser rapidamente contratado para óperas normais.

Foi um espectáculo agradável e muito interessante, com excepção da soprano Irina Grelha.

8 comentários:

  1. Caro Plácido,
    Obrigado pela partilha. Ficaremos atentos.

    ResponderExcluir
  2. Há que aguardar, penso. O Foyer é muito ingrato a vários níveis, a começar pela acústica. Por outro lado, ao reportório apresentado faltou a densidade de que, na minha opinião, o Carlos Cardoso precisa.
    Gostei da Ana Franco e do Tiago Matos. Espero que todos amadureçam bem.

    ResponderExcluir
  3. O que o Srº Plácido diz acerca da Irina é completamente absurdo e difamatório, pois com certeza foi a primeira vez que a ouviu se quer falar dela.

    ResponderExcluir
  4. Um tenor secundário que já está na Academia do La Scala...quantos lá chegam?

    ResponderExcluir
  5. SrºZacarias, acho exactamente o mesmo que você!
    Como é que dão o 1º Prémio do melhor concurso de Canto a nível nacional a uma voz como a deste tenor acima referenciado, que é uma voz secundária, com um timbre banal e até mesmo como você disse em em outro blog,"ganhou o Luisa Todi por mérito mediático e nunca por mérito proprio"...
    Realmente não entendo, acabei de saber que este rapaz em 180 concorrentes foi um dos seleccionados para a academia alla Scala...realmente até no La Scala ele vence por mérito mediatico, como é que Mirella Freni,Renato Bruson e Luciana Serra se deixam enganar assim... e principalmente quando as provas foram na sala principal do La Scala como costumam sempre fazer e onde se ouve perfeitamente que a sua voz é como você diz"do mais banal e para papeis secundários"....este mundo tá perdido...graças a Deus que temos em Portugal alguem como você que realmente sabe do assunto e nos pode Iluminar desta escuridão que toda esta gente se deixa levar...enfim vá-se lá saber porque isto é assim! Acho uma injustiça, um génio como Você SrºDomingo, devia era ser o director do S.Carlos ou o Presidente do Luisa Todi ou até mesmo o director supremo do La Scala, porque assim a arte seria mais rica e as injustiças deixariam de acontecer...Mesmo a sério faça algo por favor para que isto mude e mande o seu curriculum para locais assim pois o mundo só fica a ganhar com a sua dedicação, como se pode ver no seu blog que só ajuda a divulgar de forma positiva a arte em Portugal e no Mundo. De carteza que se assim fizer quando o conhecerem não vão ficar indiferentes e vão de imediato por você em frente de um Teatro destes ou até mesmo do Metropolitande New York quem sabe! O mundo precisa de gente como voçê! FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  6. O que disseram a cerca da Irina Grelha e completamente errado, vê-se que não conhece o seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Plácido Zacarias penso que seria importante ter menos arrogancia nas suas críticas. Todos temos direito à nossa opinião, no entanto, quando se trata de destruir um artista de forma difamatória como o fez com a Soprano Irina Grelha é muito grave e deveria ter um pouco mais de contenção!

      Excluir