Rigoletto a Mantova @ RTP2, 4-5 Set. 2010


Eis a minha opinião:

O Plácido, ao contrário do que fez com o Boccanegra, em vez de se adaptar ao papel de barítono, transforma o mesmo em papel de tenor placidiano. A tal questão de ser ou não expressivo parece-me mais uma questão de apurar o personagem do que não ter expressividade. Afinal, o que é que ele deve exprimir exactamente em cenas como a do Sparafucile?

O Grigolo não foi Duque: foi antes o Rei - dos perdigotos. Nunca vi nenhum cantor a cuspir tanto como ele desde o Pavarotti. O seu físico acenta bem no Duque, se bem que eu imagine o Duque mais gordito com barriga de cerveja a assentar na La donna è mobile. Acho que a voz é muito 'leggera' para o papel. Ele que se ponha a pau, ou transformar-se-á num 'démodé' 'lirico-spinto'.

Já não me lembro do nome da Gilda, mais foi excelente em tudo: actuação, canto. Tem também uma figura elegante que assenta bem na beleza ideal da Gilda.

O Sparafucile do Raimondi não me convenceu. Para começar, o físico não se adequa, porque o irmão de uma jovem dificilmente é um velho. A voz apresenta acentuados sintomas de idade, tendo-me sugerido pouca ferocidade, mas muito canto feio.

Os espaços foram muito bem escolhidos. Ponho-me até a questão de se o Plácido passou do 1.º para o 2.º quadro em directo... Aquela janela aberta do II acto foi pena, porque o pingo que o Plácido soltou do nariz para a cabeça da Gilda já estava a ser há muito acompanhado por mim. Mas acho estranho que um assassino viva num castelo. Um sítio muito mais simples poder-se-ia ter arranjado, contando também que houvesse rio à vista. A operação de câmara não foi má, mas poderia ter dissimulado os olhos do Raimondi quando ele olhava para fora, ou ter mostrado menos tempo o panorama do céu-da-boca da Gilda.

============================
Balanços
============================
Plácidão
17/20
----------------------------
Grigolo
16/20
----------------------------
Gilda
18/20
----------------------------
Raimondi
14/20
----------------------------
Mehta + Orquestra Rai
17/20
----------------------------
Selecção espacial
18/20
----------------------------
Figurinos
19/20
----------------------------
Câmara
16/20
============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário